GUIA DO PEREGRINO

 


A melhor época para percorrer o Caminho é quando se está à procura de si mesmo. Isto porque o Caminho pode ser percorrido em qualquer época do ano, vai depender exclusivamente de você. A maioria das pessoas preferem a estação de Outono, por ser a estação com tempo menos chuvoso. Outras preferem a primavera, uma paisagem onde as cores envolvem seus passos o tempo inteiro. Mas nada lhe impede de fazer na data em que preferir.

Na Espanha as temperaturas mais baixas são registradas em Janeiro e as mais altas em Julho e Agosto. No inverno, as temperaturas variam entre 16ºC e -4,5ºC, na primavera por 24ºC a 5ºC, no verão de 12ºC a 36ºC, e no outono, de 25ºC a 7ºC. Considerando estas temperaturas você necessitará de equipamentos que tornem a sua caminhada mais confortável e segura, seja no calor ou no frio.

Lembre-se de que o peso deverá ser compatível com sua estatura e também com o seu condicionamento físico. Hoje em dia, os melhores equipamentos sempre serão os mais leves, e claro, os mais confortáveis, servindo para ajudar a fazer de sua caminhada algo prazeroso.
A seguir, nossas sugestões de materiais que com certeza vão levá-lo com segurança e conforto nos muitos e muitos passos do Caminho de Santiago.

 

 

- Checklist


 

✓ Bota Impermeável/Respirável

Este é um dos itens mais importantes, pois são elas que farão com que você aproveite ao máximo a caminhada. Elas protegerão seus tornozelos de torções e deixarão seus pés sempre secos. Peça ao vendedor lhe oriente quanto ao tamanho correto da bota, que pode chegar até depois números acima do que você está acostumado a calçar. Este cuidado é muito importante, pois, após algumas horas de caminhada, seus pés inchados agradecerão este espaço extra que você reservou para eles na hora da compra.

 

 

✓ Sandálias ou Papetes

As sandálias serão o seu segundo calçado durante a caminhada. Devem permitir o uso de meias, ou seja, no momento da compra, prove as mesmas com e sem meias, lembre-se que elas serão usadas também no Box do albergue no momento do banho, então quanto menos água elas absorverem, mais rápido as mesmas secarão, prefira as que têm acabamento em neoprene por conta disto.

 

✓ Calças bermudas

São leves e próprias para caminhadas. Possuem a facilidade de virarem bermudas através de zíperes, não sendo necessário descalçar as botas para isso. Faz pouco volume na bagagem e sua secagem é rápida.

 

✓ Camisetas Respiráveis

São incrivelmente leves e secam muito rápido, não fazem volume na bagagem e alguns modelos, possuem tecnologia anti-bactericida, que evitam os maus odores da transpiração, prolongando o uso. Aconselhamos pelo menos 3 peças, duas de mangas curtas e uma manga longa.

 

✓ Conjunto Térmico Underwear (Segunda Pele)

Blusa e Calça respiráveis que mantém a temperatura do corpo. Na época fria são indispensáveis, também podem ser usadas para dormir.

 

✓ Jaquetas Impermeáveis

Protegem da chuva, neve e vento. Possuem capuz e diversas regulagens. Prefira as que são respiráveis, pois proporcionam maior conforto térmico.

 

✓ Calça Impermeável

Além de proteger o peregrino, também evita que a água escorra para dentro das botas.

 

✓ Meias

Meias respiráveis com função anti-bactericida e transporte de umidade para fora do calçado. Dependendo da época você poderá necessitar de uma meia mais grossa ou não, o ideal é levar três pares.

 

✓ Luvas térmicas

Mantém a temperatura das mãos.

 

✓ Roupas Intimas

De preferência respiráveis e confortáveis, com secagem rápida.

 

✓ Boné Legionário ou de Abas Largas

Protegem a cabeça e a nuca do caminhante, alguns modelos possuem fator de proteção solar.

 

✓ Mochila (34L ou 42L)

Total estabilidade e conforto, com alças anatômicas e revestidas. Barrigueira estruturada e ajustável. Possui sistema de ventilação no costado e capa de chuva acoplada.

 

✓ Necessaire

Para levar itens de higiene pessoal, remédios, etc. No momento do banho, pendure-a no cano do chuveiro ou no box, assim você terá sempre seus pertences à mão.

 

✓ Pochete

Nela pode-se levar a câmera fotográfica, um cereal, etc.

 

✓ Money Belt

É um cinto que vai por baixo da roupa, nele vão o passaporte, os documentos e dinheiro.

 

✓ Lanterna Mini Led

Grande autonomia e boa luminosidade. Pesa apenas 15g.

 

Saco de Dormir

O saco de dormir será seu lençol e cobertor, enfim, sua roupa de cama durante toda a caminhada. Os mais leves pesam em torno de 570g.

 

✓ Poncho

Protege você e sua mochila da chuva.

 

✓ Toalhas

 Máxima absorção, mínimo peso e volume.

 

✓ Garrafa ou cantil

Prefira os de alumínio, pois não quebram e possuem revestimento especial para que o alumínio e outros metais não entrem em contato com a bebida, outra opção são as garrafas de plástico com material ultra resistente.

 

✓ Bastões de Caminhada

Os bastões conferem equilíbrio e apoio ao usuário. Com sistema de amortecimento, amenizam os impactos da caminhada, poupando os membros inferiores e também facilitando a circulação sanguínea dos membros superiores.

 

✓ Creme Protetor (Safe Runners)

Um produto que protege a pele do atrito, aumentando o conforto do usuário.

 

 

Além dos equipamentos indicados, alguns itens precisam ser acrescentados à lista, como:


✓ Protetor Solar

✓ Óculos de sol

 Remédios

✓ Fronha

✓ Produtos de Higiene Pessoal

✓ Prendedores de Roupa – tipo joaninha - (que servirão para prender as roupas úmidas na mochila para que sequem enquanto você caminha).

✓ Adaptador de Tomadas, já que as tomadas da Espanha são do tipo pino redondo.

✓ Camera Fotográfica



 

✓ Credencial do Peregrino

 

A Credencial do Peregrina é concedida pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago. A entrega é mediante cópia do passaporte, da cópia da passagem para a Espanha e da Ficha Cadastral.

A Ficha é encontrada no site: www.acacsc.com.br. Os documentos para retirada da Credencial Peregrina poderão ser entregues na sede da Associação, todas as terças-feiras no período da tarde e/ou aqui Capitão Malagueta. A Credencial é emitida na hora e é recolhido para a Associação o valor de R$ 35,00.

 

Com a credencial, o peregrino pode pernoitar nos albergues, igrejas e monastérios, onde receberá os carimbos de pouso comprovando sua passagem. A preferência nos albergues é do peregrino a pé, do ciclista e por último do peregrino a cavalo. Uma outra possibilidade de pernoite são os hostels.

 

Ao final do caminho o peregrino recebe a Compostelana, que é entregue na Rua do Villar 1, próximo à Catedral.