A Capitão Malagueta



A primeira coisa que o cliente nota assim que entra na loja é um grande painel na parede – a imagem de uma pessoa atravessando um campo cheio de flores amarelas.



A foto foi feita pelo dono da loja, Claudio de Oliveira, em uma das três vezes em que percorreu o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e a pessoa retratada é sua esposa. O tamanho e a visibilidade do quadro na área de vendas são emblemáticos: foi na primeira de suas jornadas que teve a idéia de abrir um negócio para vender equipamentos de aventura.


Para refletir, em 2001 ele e a esposa decidiram tentar pela primeira vez a peregrinação em terras espanholas. Na hora da preparação, os dois se depararam com a dificuldade de encontrar produtos para a prática de longas caminhadas e pessoas que entendessem das roupas, mochilas e de outros equipamentos necessários.


A loja foi inaugurada em Junho de 2003. Pequena, de rua, mas com o tempo, o empreendimento conquistou o público e foi sendo divulgado entre os adeptos das caminhadas e esportes de aventura na região da Grande Florianópolis. Em Setembro de 2005, a loja foi transferida para o Beiramar Shopping, na capital catarinense, em busca de uma melhor infra-estrutura. A área de venda foi ampliada, a Capitão Malagueta dobrou de tamanho, ganhou vitrines, começou a expor melhor os produtos e pôde ampliar o leque de marcas.

 

O relacionamento estreito com os clientes e a troca de experiências são algumas das vantagens de manter um comércio voltado para viagens e caminhadas. Os consumidores que freqüentam a Capitão Malagueta vão em busca de equipamentos que os ajudem a realizar sonhos e superar desafios. Depois, voltam para contar sobre a viagem e mostrar as fotografias:


“As pessoas voltam na loja felizes da vida e isso transfere uma energia boa para gente, entre os funcionários, clientes e comigo. Cada dia eu ganho mais amigos” 

- completa Claudio Oliveira.

 

Mais amigos e menos estresse. Esse ar descontraído se reflete até no nome da loja, inspirado no apelido que o dono ganhou quando jovem, devido à sua “antiga brabeza”. Quando saía no fim de semana para pescar com a mulher e os filhos, Claudio era chamado pela família de “Capitão”. O estresse do marido era tanto que a esposa deu a ele uma placa com a frase “A palavra do capitão é lei”. Ele lembra que, em um desses fins de semana, esqueceu de levar o boné na pescaria e queimou a pele, que ficou toda vermelha. O apelido pegou: Capitão Malagueta.

 

E tudo vem revestido pelo atendimento de quem entende do assunto por experiência própria. Além dos treinamentos oferecidos pelas marcas vendidas na loja, Claudio passa para os vendedores as próprias impressões sobre os produtos e transforma isso no diferencial da Capitão Malagueta. “Meus vendedores entendem bem dos equipamentos que vendemos e isso faz com que as pessoas sintam segurança na hora de comprar”, explica. A loja conta com roupas e equipamentos para todo tipo de viagem – de estudos, aventura, férias, intercâmbio estudantil ou de trabalho, oferecendo produtos para todo tipo de excursão, seja para a neve ou para o deserto.

Em busca de uma maior abrangência no atendimento, a Capitão Malagueta inaugurou sua Loja Virtual em Janeiro de 2007. O objetivo é dar atenção também aos clientes de fora de Florianópolis ou que já conhecem a loja e buscam atendimento personalizado.

O sonho tornou-se realidade junto à certeza de ser apenas o primeiro passo dado num caminho multiplicador de apaixonados por aventuras. Trabalhamos para que os clientes saiam de nossa loja com vontade de retornar e compartilhamos juntos o respeito pela montanha, pela natureza e a paixão pelas viagens ao redor do mundo.



Por Caroline Mazzonetto, em "O Caminho da Aventura".
Publicado em 16/10/2008 no site www.empreendedor.com.br

 

 

Capitão Malagueta

Telefone: (48) 3028-2232

site@capitaomalagueta.com.br

> Atendimento das 10h às 22h de Segunda à Sábado, das 14h às 20h aos Domingos.